Sem fotografia

Caros Concidadãos e utentes do Consulado Geral,

Tendo cessado as minhas funções como Cônsul Geral de Portugal em São Paulo - posto em que tive a honra e o prazer de servir nos últimos 4 anos - é chegado o momento de deixar aqui uma mensagem a todos os que foram o primeiro e principal objetivo da minha missão nesta cidade e neste estado.

Durante os últimos quatro anos, com o apoio inestimável de todos os colaboradores, procuramos adequar o Consulado Geral à crescente procura dos nossos serviços. Adotamos um conjunto de medidas que permitiram aumentar o número de atendimentos diários; alargamos o horário de atendimento (incluindo alguns sábados de manhã); aumentamos o número e a cobertura das Permanências Consulares para facilitar o atendimento daqueles que vivem mais distantes da cidade de São Paulo e que assim podem tratar dos seus documentos sem se deslocarem ao Consulado Geral; modernizamos o site do Consulado Geral e adotamos um modelo de agendamento mais simples e claro; melhoramos o modelo de resposta e continuamos a ser o Posto Consular da rede Diplomática portuguesa que mais atos de registo civil faz em todo o mundo, em particular no tratamento de processos atributivos de nacionalidade portuguesa. No ano de 2021 processamos mais de 20 mil Cartões de Cidadão e idêntico número de Passaportes.

Tendo em atenção que a relação entre Portugal e o Brasil é profunda e multidimensional, procuramos dar também uma atenção especial às questões económicas e culturais, em colaboração com os organismos competentes da AICEP, Turismo de Portugal e do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, sempre em estreita articulação com a Embaixada de Portugal em Brasília. Seguimos atentamente a evolução politica, económica e social do estado de São Paulo, cientes do papel central que tem no Brasil.

Acompanhamos o papel do movimento associativo da comunidade portuguesa em São Paulo, estando à escuta das suas preocupações e ambições, contribuindo na busca de soluções e facilitando a interlocução com as autoridades nacionais, em particular a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, no âmbito do programa de apoio aos movimentos associativos da diáspora.

Desde final de 2018, dando prova da importância da relação luso-brasileira e do espaço que São Paulo ocupa nesse quadro, tivemos a honra e o prazer de receber em duas ocasiões, a propósito da reabertura do Museu da Língua Portuguesa e da Bienal do Livro de São Paulo a visita de Sua Excelência o Presidente da República e, noutras ocasiões, de diversos membros do Governo português, i.a. o Ministro da Defesa, o Secretário de Estado da Internacionalização, o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesa (por duas ocasiões), o Secretário de Estado da Modernização Administrativa e Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República.

Foi um prazer e uma honra servir, neste Consulado Geral, a numerosa e laboriosa Comunidade Portuguesa e contribuir para o estreitamento das relações entre Portugal e o Brasil, com foco nesta magnifica cidade e grandioso Estado.

A todos, Bem-Hajam!

Paulo Jorge Nascimento

  • Partilhe