Prezados utentes do Consulado Geral de Portugal em São Paulo,

Em virtude da alta demanda relativa dos serviços disponibilizados pelo Consulado Geral de Portugal em São Paulo apelamos a todos os utentes uma especial atenção nos agendamentos confirmados.

Realçamos também a importância de os utentes procederem ao cancelamento ou efetuar a remarcação do seu agendamento, sempre que tal se justifique. Do mesmo modo, é importante que os utentes não façam mais do que uma marcação para o seu atendimento, uma vez que tal configura um abuso do sistema que prejudica a comunidade no seu todo.

Aproveitamos igualmente para relembrar que os agendamentos podem ser cancelados no serviço de agendamento do Ministério dos Negócios Estrangeiros através da utilização do código de cancelamento disponibilizado no e-mail recebido aquando da sua marcação.

Recordamos todos os utentes que para realizar a sua remarcação, terá que proceder ao cancelamento da marcação anterior.

Agradecemos a compreensão de todos.

 

Clique aqui para agendar ou cancelar um atendimento. 

 

Passo a passo de como realizar um agendamento:

Atenção: Confirme que recebeu o comprovativo do agendamento na sua caixa de correio eletrónico (e-mail), verifique também se não foi direcionado à caixa de Spam, todos devem receber esse comprovativo, no caso de serviços terceirizados, verifique o e-mail cadastrado para saber a quem foi direcionado essa confirmação.

Obrigatório a apresentação do comprovativo abaixo do seu agendamento em seu nome, recebido em anexo por e-mail, junto do próprio e-mail, conforme a explicação abaixo.

Exemplo de agendamento confirmado:

comp_agend.jpg

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo realiza cerca de 4800 atendimentos presenciais por mês, à razão de 240 por dia. Todos os meses abrimos 2500 vagas na agenda de médio prazo. Para além disso, disponibilizamos 200 vagas por quinzena na agenda de curto prazo. Por fim, disponibilizamos também as vagas resultantes de cancelamentos e remarcações. Não obstante, e dado o grande número de solicitações que recebemos, as vagas esgotam-se rapidamente.

Se tiver uma urgência atendível ou dificuldades em agendar-se, poderá contactar o nosso serviço de agendamento diretamente, através do endereço de email dedicado que encontra na nossa página de contatos.

Em breve será disponibilizado um Manual de Agendamento para poder explicar como funciona exatamente, pois diariamente vamos enfrentando problemas com o sistema de agendamento, o campo de agendamento consular está desvinculado de nossos serviços consulares, não “obrigando” a passar por todas as etapas de cada pedido realizado pelo consulado, com isso ocorre muitos problemas referente a documentações obrigatórias!! O que gera um desconforto e incompreensão de nossos utentes pois acabam por não serem atendidos e sendo necessário remarcar uma nova data.

Atenção: todos os documentos para pedidos presenciais ficam disponíveis assim que realizado o agendamento também, por isso fique atento!! Muitas pessoas agendam uma data para vir ao consulado e nem se quer verificam listas de documentos necessários, existem casos que utentes somente agendam e comparecem sem nenhum documento de identificação civil, tendo a obrigatoriedade de reagendar o pedido novamente. Outro exemplo são pessoas que agendam qualquer pedido somente para esclarecimento de dúvidas, e infelizmente não podemos ajudar, pois essa atitude acaba por tirar a possibilidade de uma pessoa que não conseguiu data disponível, que realmente precisaria.

                   agendam.jpg                           cancel.jpg

Passo a Passo para verificação de documentos obrigatórios e procedimento de agendamento disponível em casa serviço:

    assuntos.jpg

No caso das Presenças Consulares, a agenda só será aberta 15 dias antes da data da Presença. Para consultar quando e onde haverá uma Presença Consular, clique aqui.

  • Partilhe